Hoje ouvindo meu Anjo, deixarei belas linhas sobre o Convento e sobre Nossa Senhora da Penha. Mas antes farei um breve resumo para melhor compreensão.
A imagem à direira é o Convento da Penha e cujo altar está na mensagem anterior. É uma das construções mais antigas do Brasil colonial. É o mais antigo Santuário Mariano do país.
Constuido em 1558 sobre um rochedo, a 154 metros de altitude pelo Frei Pedro Palacios, e fica na cidade de Vila Velha - Espírito Santo. É patrimônio histórico e religioso. Na verdade o frei era espanhol, mas saiu de Portugal e chegou ao Brasil por volta de 1500.
Chegou depois da chegada dos jesuitas ao Brasil e implantou a fé cristã entre os índios Aymorés, e entre os europeus residentes no Brasil.
Ficou 12 anos se dedicando ao cristianismo com os imigrantes da cidade de Vila Velha. Quando ainda estava em Portugal dedicou na Santa Casa de Misericordia de Lisboa, assistindo doentes, e veio ao Brasil como missionario, para por em prática os ideais de São Pedro de Alcântara.
Viveu como eremita e trabalhou como missionário. Desembarcou em Salvador (Brasil) e foi o primeiro missionário do Espírito Santo. Foi o mais famoso frade e era leigo: não era sacerdote, mas foi muito admirado pelo Padre José de Anchieta, que por sinal, tem seu túmulo em Vitória.
Então ao chegar em Vila Velha, construiu uma ermida com ajuda de moradores locais e devotos, e ao lado fez uma "casinha" em honra de São Francisco.
Em 1558 foi então construido o Convento da Penha, em cujo altar está "Nossa Senhora da Penha",declarada oficialmente " Padroeira do Espírito Santo" em 1898.
No mês de abril reunem-se fiéis de todo país para celebrar a "Festa da Penha", e cuja imagem foi trazida de Portugal. Conta-se que, a imagem desapareceu por três vezes, tendo sido encontada pelos índios no alto do rochedo.
Devido à isso o Convento foi construido no alto do rochedo. Existe uma trilha calçada por pedras, que são subidas à pé pelos fiéis e devotos que vão cumprir suas promessas. Conforme já presenciei, pois conheço o Convento desde criança (Vitoria - terra natal de minha mãe que já retornou à outros planos), as pessoas sobem rezendo o terço, parando em círculos para agradecer, enfim, fazem uma peregrinação, em profundo silêncio.
Vila Velha fica a 12 km de Vitória e foi fundada em 23/05/1535, com fácil acesso.
Há também a Sala dos Milagres, lanchonete estacionamento para carros que subirem pela "estrada", e uma vista lindíssima para o mar.O Convento da Penha completa 450 anos!
Algumas datas importantes:
1558 - Chegada de Frei Pedro Palacios à Capitania do Espírito Santo
1568 - chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha vinda de Portugal
1570 - entronização da Imagem com a "Primeira Festa da Penha"
1570 - morte do Frei Pedro Palacios
1591 = Doação do Morro da Penha aos Franciscanos pela proprietária da Capitania do ES.
A Festa da Penha é a terceira maior festa religiosa do Brasil. A imagem é possívelmente a pintura mais antiga existente no país.
Curiosidade: quando Vila Velha foi descoberta por Vasco Fernandes Coutinho, era domingo, 23/05/1535, e o domingo era consagrado pela Igreja, ao Espírito Santo.
Informações pesquisadas nos sites: http://www.franciscanos.org.br/
pt.wikpedia.org
Veja também no http://www.youtube.com/ muitos vídeos sobre o Convento e sobre Vitória - a Cidade Presépio como chamam os capixabas, e os paulistanos que tanto admiram esta cidade, como eu.
Sem dúvida, à esquerda está "Nossa Senhora da Penha"
Com muitas bênçãos da Mãe da Penha à todos escrevo
Com amor e carinho
ML.Baurich
Nenhum comentário:
Postar um comentário